Podemos ser Livres? 

Quando você nasce já tem direitos e deveres que não foram escolhidos por você mas já foram postos outrora,que basta a você segui-los,em outras palavras você é censurado na deliberação de ser livre.
Para um convívio saudável entre os indivíduos de uma sociedade é necessário leis,que tiram sua liberdade. A própria religião é uma forma inegável de privação de escolhas.Ou ainda pensando bem criticamente quando temos um desejo e o perseguimos incessantemente por jugarmos ser algo que trará acréscimos a nossa vida,viramos grandes escravos de nossos próprios desejos .
Então perceba estamos cercados por correntes delimitadoras de espaço,fronteiras,intelectuais,constituc... uma pergunta que pode ser feita é se todas essas realmente são necessárias?Acredito que a maioria sim.
Talvez reguladores sociais.
Não julgo aqui se essas acima citadas são boas ou ruins.
Estamos cercados de restrições citei algumas apenas.Então não a forma de liberdade plena!!!Por todos os lados somos prisioneiros de "bem maiores''!!
Na verdade acho que entra outra questão menos superficial,acredito que somos seres longes da perfeição e essas medidas 'reguladoras" são totalmente necessárias:Bem dentro de nossas possibilidades que foram isentas ou restaram de liberdade,como por exemplo,posso ir e vir por onde quiser ou comprar o carro que quiser.Podemos ser totalmente livres dentro desse subproduto da permissão concedida.
Será que a alienação e esse ridículo marketing não acabam com nossa livre escolha?Somos subprodutos da sociedade do populismo?
Acredito que para ser livre no que restou de liberdade o mano deve ser macho pra c... um ser muito diferenciado que talvez nem exista entre nós,sem dizer que pessoas diferentes,que negam a massa sofrem preconceitos...
Talvez liberdade seja ilusória?Ou não né parceiro?Eu não sei!!!!

Se a Natureza é imprevisível e perigosa, na vida a falta de juízo pode ser perigosa, o ser humano criou a sociedade justamente para se proteger da Natureza. Como nós mesmos podemos ser o próprio perigo para o outro através dos impulsos destrutivos, criou-se as leis. A noção de pecado também evita experiências que, sem o devido cuidado, podem trazer risco à saúde. Apesar da sociedade ser o que é, ela é como nosso pai, que sempre nos mantém na linha e ajuizados. Como ir para qualquer lugar numa floresta pode ser muito perigoso, foi por isso que existiu as cidades. Não existe mais nenhum lugar imprevisível, tudo é organizado, o único perigo pode ser só o próprio ser humano que se desvia das leis de conduta, com impulsos destrutivos. Então, até as diversões "naturais" são organizadas, justamente para nos manter fora do perigo. Infelizmente dependemos da sociedade, e ser totalmente livre também significa perturbar a ordem que mantém a sociedade, pois se a sociedade nos proporciona segurança, por menor que seja, é claro que vamos ser cobrados.

Podemos ser livres no nosso espaço privado, mas mesmo assim, de acordo com o tipo de experiência que se deseje, pode ser necessário muito conhecimento prévio, para que, como numa floresta desconhecida, possamos entendê-la e saber para onde ir ou não, e isso exige maturidade e sabedoria.

Não podemos ser livres no espaço social, pois temos de manter a ordem e os padrões de comportamento que mantêm a organização, mas o que poderia ser feito, talvez, é reduzir o excesso de controle, pois somos muito controlados e limitados por essa sociedade que nos tirou dos perigos da Natureza.

Uma sociedade mais liberal seria melhor, mas também teria que haver uma mudança radical na cultura, a fim de propagar melhor a noção de juízo e não apenas desejos e conseqüências. Poderíamos ser liberais de verdade, mas também não poderíamos nos desprender totalmente do sistema que nos mantêm, então, liberdade plena não existe, pois também estamos sujeitos aos perigos naturais.  

 

Escola estadual Francisco José Tibúrcio - Ensino Médio - Betânia do Piauí/PI. 

Disciplina: Filosofia

PROF°: Edson Souza

SÉRIE: 1º Ano TURMA: ''B' TURMA: Noite

ALUNOS: 

Franciscléia de Sousa Carvalho     Nº 13
Francisco da Paixão Silva              Nº 15
Jerniany Coelho da Luz                  Nº 17
Julio Cesar de Sousa Santos          Nº 22
Renata Santos                               Nº 30
Osana Nacimento Coelho             Nº 28

2 comentários:

  1. Não existe liberdade plena ,existe sempre bens maiores que nos empedem de sermos livres . Temos que ter muito conhecimento previo para saber onde ir ou não. Acreditamos que samos seres longe da perfeição . Seria melhor se tiverssemos uma sociedade mais liberal- onde podessemos ter mais nocão de juizo é não apenas desejos e consequencias , pois somos muito controlados e limitados por essa sociedade que nos tirou dos perigos da natureza .

    Escola estadual:Professor Francisco José Tibúrcio , Betania do Piaui
     Disciplina: Filosofia 
     Professor:Edson Souza
     Turma: 1ª ANO ''B''
     Turno: Noite
     Alunos(as): Daniela Cavalcante De Macedo Nº 07 , Hortencia Santos Silva Nº 16 , Ane cleia Santos Sousa Nº03 , Djanaldo Sousa Santos Nº 08 , Ediones  Sousa Silva Nº 09 , Lucas Brito  Coelho Nº 24.

    ResponderExcluir
  2. Não existe liberdade plena ,existe sempre bens maiores que nos empedem de sermos livres . Temos que ter muito conhecimento previo para saber onde ir ou não. Acreditamos que samos seres longe da perfeição . Seria melhor se tiverssemos uma sociedade mais liberal- onde podessemos ter mais nocão de juizo é não apenas desejos e consequencias , pois somos muito controlados e limitados por essa sociedade que nos tirou dos perigos da natureza .

    Escola estadual:Professor Francisco José Tibúrcio , Betania do Piaui
     Disciplina: Filosofia 
     Professor:Edson Souza
     Turma: 1ª ANO ''B''
     Turno: Noite
     Alunos(as): Daniela Cavalcante De Macedo Nº 07 , Hortencia Santos Silva Nº 16 , Ane cleia Santos Sousa Nº03 , Djanaldo Sousa Santos Nº 08 , Ediones  Sousa Silva Nº 09 , Lucas Brito  Coelho Nº 24.

    ResponderExcluir