Podemos ser Livres?

Quando falamos em nossas aulas de filosofia sobre liberdade, ouço muitos educando dizerem: “não sou livre”! Ou ainda: “Nunca posso fazer o que quero isso não é ser livre”! E aí vão as colocações. Cada um apresenta sua justificativa para essa não liberdade. O que é interessante, que nesse bate papo de liberdade surge à questão do destino, se acreditam ou não no destino, e na sua maioria acreditam.
Bom, aparentemente pode até parecer que não temos liberdade alguma, já que temos deveres em praticamente tudo o que fazemos, no trabalho, na escola, em casa, enfim na sociedade como um todo, já que, até sobre o outro temos responsabilidades. Além disso, existem a regras, leis que de certa forma “impedem” de usufruir dessa liberdade. Mas será que as leis impedem nossa liberdade? Podemos atribuir aqui um sentido ambíguo às leis: ao mesmo tempo em que ela nos coloca limites, ela existe justamente como uma maneira de garantir a nossa liberdade, sem elas seria impossível viver em sociedade.
Se não somos livres, estamos à mercê de fatalidades, determinações, escravos do destino, nada que façamos poderá mudar nosso fim. Corrobora-se aqui o destino, quando não exerço minha liberdade, não tomo iniciativa na minha vida, assumo um conformismo que, julgo ser meu destino ser isso ou aquilo, tirando de mim a responsabilidade dos possíveis fracassos ou sucessos que alcancei, não foi por meu mérito, mas por que o destino quis assim.
Existe um ditado Talmúdico (Talmud obra do Judaísmo que reúne comentários sobre a lei mosaica (de Moises)) que diz “se eu não for por mim mesmo, quem será por mim? Se eu for apenas por mim, que serei eu? Se não agora – quando?”. Assim, é necessário que tome iniciativa de sua vida, tome as rédeas, mas ao mesmo tempo fazer o que dela? Onde quero chegar? Isso significa que também não estou sozinho no mundo, minhas escolhas não dizem respeito somente a mim, é preciso saber onde queremos chegar com a liberdade que nos permitimos ter. O certo é: devemos fazer isso agora, não deixar que ninguém decida e faça por nós.

Portanto, a liberdade é responsabilidade, e deve ser buscada, quando não o fazemos, estamos entregues a sorte (destino) e nada acontece de diferente. 
Cogitare!
Reinaldo Corrêa - Professor de filosofia do EM.
 
 
Escola Estadual Prof. Francisco José Tibúrcio - Ensino Médio - Betânia do Piauí/PI
Disciplina: Filosofia
Prof: Edson Souza
Série: 1º Ano Turma: ''C'' Turno: Noite
Alunos : Maria dos Remédios Rodrigues Feitoza Nº 20
     Maria José Sousa Nº 21
     Denilson Sontos  Nº 03
     Franciana Damasceno de Macedo Nº 05
     Marcos Vinicius Carvalho coelho Nº 33
     Girlan Ferreira de Menezes Nº 09 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário