Comunicação de massa
Entende-se
como comunicação de massa
a disseminação de informações através de jornais, televisão,
rádios, cinema e também pela Internet, os quais se reúnem em um
sistema denominado mídia. A comunicação de massa tem a
característica de chegar a uma grande quantidade de receptores ao
mesmo tempo, partindo de um único emissor. As sociedades receptoras
geralmente são urbanas e complexas e passam por processos múltiplos
e dinâmicos em que há um grande poder da mídia sobre seus
habitantes. A comunicação humana pode ser classificada em dois
aspectos distintos, sendo desenvolvida em vários campos de naturezas
diferentes: a comunicação em pequena escala e a comunicação de
massa. Nos dois casos, o ser humano começou a lidar com utensílios
para auxiliar e tornar potente o processo de produzir, enviar e
receber mensagens. A tecnologia se tornou aliada de tal comunicação
humana, além de passar a participar da rotina da humanidade ao longo
de seu desenvolvimento.
Comunicação de massa e veículos de massa
Apesar
da comunicação autêntica ser a que se assenta sobre um esquema de
relações simétricas — numa paridade de condições entre emissor
e receptor, na possibilidade de ouvir o outro e ser ouvido, como
possibilidade mútua de entender-se —, os meios de comunicação de
massa são veículos, sistemas de comunicação num único sentido
(mesmo que disponham de vários feedbacks, como índices de consumo,
ou de audiência, cartas dos leitores). Esta característica
distingue-os da comunicação pessoal, na qual o comunicador conta
com imediato e contínuo feedback da audiência, intencional ou não,
e leva alguns teóricos da mídia a afirmar que aquilo que obtemos
mediante os meios de comunicação de massa não é comunicação,
pois esta é via de dois sentidos e, por tanto, tais meios deveriam
ser denominados veículos
de massa.
A divulgação em
grande escala de mensagens, a rapidez com que elas são absorvidas, a
amplitude que atingem todo tipo de público, cuja própria sociedade
através da industria cultural criou e se alimenta, gera um enorme
interesse e abre espaço para o estudo de nosso comportamento.
A concentração das
massas no cenário social, desde a concentração industrial de
mão-de-obra nas grandes cidades, tornou visível a força das massas
até a constituição do massivo como modo de existência do popular.
A existência do popular, por sua vez, traz consigo a necessidade de
meios de comunicação, o que podemos denominar de meios de cultura
de massa que, em geral, equivale a nomear aquilo que é como um
conjunto de meios massivos de comunicação.
É possível afirmar
que as modalidades de comunicação que nos meios de cultura de massa
e com eles aparecem, só foram possíveis na medida em que a
tecnologia materializou mudanças que, a partir da vida social, dão
sentido a novas relações e novos usos. Estamos, portanto, situando
a mediação no âmbito dos meios, isto é, num processo de
transformação cultural que não se inicia nem surge através dos
meios, mas para a qual eles passarão a desempenhar um papel
importante.
Origem: Wikipédia, a
enciclopédia livre
Unidade escolar estadual :
Professor Francisco José Tibúrcio- Betânia do Piauí- PI
Disciplina: Sociologia
Professor: Edson de Brito Souza
Serie: 1° ano
Turma: A
Turno: Tarde
Alunos: Vitória Elias Farias
n°37
Fernanda Silva Sousa
n°11
Rejane de Macedo
Coelho n°29
Jainy de Carvalho
Souza n°15
Poliana Delmondes
Cavalcante n°27
Francisco Natanael
de Sousa Silva n°14
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