IDEOLOGIA

O que é Ideologia:

O verso de Cazuza - "Ideologia. Eu quero uma pra viver" - pode ser nosso ponto de partida para perguntar: mas afinal, qual é o significado desse termo e como ele surgiu?
Ideologia é um termo que possui diferentes significados. No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
O conceito ideologia foi criado pelo francês Antoine Louis Claude Destutt de Tracy (1754-1836). Este filósofo o empregou pela primeira vez em seu livro "Elementos de Ideologia", de 1801. para designar o "estudo científico das ideias".
Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana.
O termo ideologia foi usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy e o conceito de ideologia foi muito trabalhado pelo filósofo alemão Karl Marx, que ligava a ideologia aos sistemas teóricos (políticos, morais e sociais) criados pela classe social dominante. De acordo com Marx, a ideologia da classe dominante tinha como objetivo manter os mais ricos no controle da sociedade.
Destutt de Tracy usou alguns métodos e teorias das ciências naturais (física e biologia basicamente) para compreender a origem e a formação das ideias (razão, vontade, percepção, moral, entre outras) a partir da observação do indivíduo em interação com o meio ambiente.
No século XX, varias ideologias se destacaram: ideologia fascista implantada na Itália e Alemanha, principalmente, nas décadas de 1930 e 1940; a ideologia comunista implantada na Rússia e outros países, e visava a implantação de um sistema de igualdade social, ideologia democrática, surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e têm como ideal a participação dos cidadãos na vida política; ideologia capitalista surgiu na Europa e era ligada ao desenvolvimento da burguesia, visava o lucro e o acumulo de riqueza; ideologia conservadora que são idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade; ideologia anarquista, que defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder e ideologia nacionalista, que exalta e valorização da cultura do próprio país.

Ideologia na Filosofia

Hegel abordou a ideologia como uma separação da consciência em relação a si própria. Marx utilizou essa concepção hegeliana para diferenciar dois usos diferentes do conceito de ideologia: um que expressa a ideologia como causadora da alienação do homem através da separação da consciência; e outra que contempla a ideologia como uma superestrutura composta por diversas representações que compõem a consciência.
Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.

Ideologia na Sociologia

A sociologia descreve uma ideologia como uma associação de representações e idéias que um determinado grupo social a respeito do seu meio envolvente e da sua função nesse meio.
Existem ideologias políticas, religiosas, econômicas e jurídicas. Uma ideologia se distingue de uma ciência porque não tem como fundamento uma metodologia exata que são capazes de comprovar essas idéias.
O grupo que defende uma ideologia frequentemente tenta convencer outras pessoas seguirem essa mesma ideologia. Assim, existem confrontos ideológicos e consequentemente ideologias dominantes (hegemônicas) e dominadas (subordinadas).

Função social da ideologia

Na perspectiva marxista , a ideologia é um conceito que denota "falsa consciência": uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. Quando a ideologia da classe dominante sofre sérios abalos, devido ao surgimento de conflitos sociais (contradições sociais), há riscos de ocorrer uma ruptura da ordem social vigente por um movimento revolucionário.

Historicamente, a burguesia também foi uma classe revolucionária que rompeu com a ordem social do feudalismo e impôs o modo de produção capitalista. Portanto, Marx argumenta que na ordem social capitalista, o proletariado, ou seja, todos aqueles que não são proprietários dos meios de produção e precisam vender sua força de trabalho para sobreviver - são os sujeitos depositários da esperança de uma ruptura revolucionária.

Para que isso ocorra, entretanto, o proletariado precisa primeiramente romper com a ideologia burguesa. E isso só se torna possível quando ele toma consciência de sua condição de classe dominada e explorada.



UNIDADE ESCOLAR PROFESSOR FRANCISCO JOSÉ TIBÚRCIO
Turma: "A"       Série: 1° Ano   Turno: Tarde
Prof. : Edson Sousa
Disciplina: Sociologia
Alunos : Edirene Santos da Silva  nº: 07   
                Erica Bonfim  nº: 08
                Gean do Nascimento  nº: 16
                Márcio Rafael Rodrigues do Nascimento  nº: 21
                Noemí Renata da Silva Rocha  nº: 25
                                  





3 comentários:

  1. O termo ideologia possui diversos significados. Também significa um conjuntos de ideias de pessoas ou de um grupo. pode esta ligada a ações politicas, económicos e sócias.
    Podem ser extraídas de um ambiente de uma situação ou exposição e também é a ciência que trata da formação das ideias e da sua origem.

    U. E. Prof° Francisco José Tibúrcio- Betânia-PI
    Prof°: Edson Souza
    Disciplina: Sociologia
    serie: 1° Ano Turma “A” Turno: Tarde
    Alunos :
    Ezequiel de Sousa Silva N° 09
    Jordania de Macedo Rodrigues N° 18
    Tainara Coelho da Cruz N° 32
    Talita de Carvalho Nascimento N° 33
    Tiago Coelho Rodrigues N° 34
    Vinicius da Silva Delmondes N° 36
    Vitoria Silva Sousa N° 38

    ResponderExcluir
  2. O verso de Cazuza "Ideologia. Eu quero uma pra viver" pode ser nosso ponto de partida para perguntar,a ideologia é um termo que possui diferentes significados. No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo.Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana.


    Unidade escolar estadual : Professor Francisco José Tibúrcio- Betânia do Piauí- PI
    Disciplina: Sociologia
    Professor: Edson de Brito Souza
    Serie: 1° ano
    Turma: A
    Turno: Tarde
    Alunos: Vitória Elias Farias n°37
    Fernanda Silva Sousa n°11
    Rejane de Macedo Coelho n°29
    Jainy de Carvalho Souza n°15
    Poliana Delmondes Cavalcante n°27
    Francisco Natanael de Sousa Silva n°14

    ResponderExcluir

  3. Além de ser uma música do nosso querido Cazuza. A ideologia tem suas crenças e doutrinas. Ligado também a um censo comum seu ideais de pensamentos, tendo suas ligações sócias e políticas tendo um significado de deformadores da realidade. Sua divisão entre trabalho intelectual e manual. Com seus vários significados, diríamos como metas em nossas vidas e estudo de ideias dos ideais. Outros pensadores discutem a ideologia como um sinônimo de visão do mundo. Resumindo o que entendemos é que ideologia é uma formação de ideias buscando seus ideais...


    UNIDADE ESTADUAL PROF: FRANCISCO JOSÉ TIBURCIO-BETÂNIA-PI
    DISCIPLINA:SOCIOLOGIA
    PROFº EDSON SOUZA



    ALUNOS{A}: Fernanda Veloso N°10
    Francisco Damasceno N°13
    Joelma Neris N°17
    Vamiris Rodrigues N°35
    Willans Tibúrcio N°39
    Rosangela Rodrigues N°30

    ResponderExcluir