ENIGMAS DO CORPO: Colesterol afeta 90% da população brasileira.


UMA VIAGEM VASCULAR - COLESTEROL - HDL - LDL - ATEROSCLEROSE.

 

Chegou a hora de falar sobre um assunto que afeta 90% da população brasileira.
O que toda essa gente tem em comum? Colesterol ruim acima do recomendável. Dá pra acreditar que 90% das pessoas têm valores inadequados do LDL? É muita gente.
Hoje é o dia nacional de combate ao colesterol e para entender esse assunto, o jornalista Heródoto Barbeiro foi o assistente do dia no Enigmas do Corpo!
O colesterol é naturalmente encontrado em nosso organismo e é fundamental para o funcionamento do corpo.
É o componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
O nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão da gordura.
70% dele é produzido no fígado os 30% restantes vêm da alimentação.
Como é uma gordura, ele não se mistura com o sangue, por isso, para ser transportado ele se junta a uma lipoproteína que leva o colesterol por todo nosso organismo. Quero que você venha comigo.
Alipoproteína LDL, popularmente conhecida como “o mau colesterol” é responsável pelo depósito de gordura nas paredes das artérias correspondendo a 75% do total de colesterol em circulação.
Ele também leva o colesterol do fígado para os tecidos.
Já o HDL, conhecido como bom colesterol, vai limpando o colesterol ruim dos tecidos, vasos sanguíneos e principalmente das artérias.
O HDL faz o caminho inverso do LDL. Ele transporta o colesterol das células para o fígado eliminando-o pela bile e fezes.
Ou seja, se o nível estiver muito alto, cheio de gordura ruim, o bom funcionamento do organismo será afetado.
E isso acontece quando se tem uma dieta ruim, quando a pessoa abusa das gorduras saturadas, está obesa, é fumante, tem diabetes, circunferência abdominal acima do normal, ou histórico familiar.
Além de limpar o organismo, o bom colesterol exerce funções antioxidantes e antiinflamatórias. E foi descoberto recentemente que ele tem poder anticoagulante, o que ajuda a evitar a obstrução arterial.
Mas quando o colesterol ruim está muito alto, o HDL não consegue exercer sua função de vassoura no organismo, e aí é que mora perigo! Os níveis se elevam e aumentam as chances de problemas cardíacos.
Para evitar acidentes cardiovasculares é preciso ficar atento aos níveis de HDL e LDL no organismo.
Quando os níveis estão altos é preciso diminuir a ingestão de gorduras saturadas que são encontradas em: carnes gordurosas, derivados de leite, óleo de dendê, por exemplo.
Outras medidas as pessoas devem tomar para tentar diminuir os níveis de colesterol ruim são atividades físicas, parar de fumar e diminuir a ingestão de álcool.
Lembre-se: colesterol alto é uma doença assintomática, ou seja, não dá nenhum sinal de que a saúde das artérias não está boa.
Por isso é recomendável o check up anual após os 40 anos. Só assim é possível medir os níveis de colesterol e triglicérides.

Pulicado em 04/08/2011, R7 (Rede Record).

Nenhum comentário:

Postar um comentário