HISTÓRIA DE AFRÂNIO – PE. (Minha cidade)





Afrânio é um município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelos distritos: Afrânio (sede), Arizona, Cachoeira do Roberto e Poção do Afrânio, além dos povoados de Caboclo e Extrema. O município de afrânio foi criado em 20 de Dezembro de 1963, porém o povoado surgiu em 1864.

História

Por volta de 1918, onde hoje se localiza a cidade de Afrânio existia uma fazenda denominada Inveja, de propriedade de Francisco Rodrigues da Silva, depois comprada por Sebastião Coelho.
A população teve início nesse local a partir da construção da Estrada de Ferro Petrolina-Teresina, sendo ali inaugurada e Estação Inveja em 31 de outubro de 1926.Em 31 de junho de 1927 a denominação do pequeno povoado foi mudada para São João por Frei Fortunato na ocasião em que celebrava ali a primeira missa e lançava a pedra fundamental da construção da igreja de São João Batista. O iniciador da capela foi Joaquim Manoel Gomes (Joça) que pediu a permissão do frei José para Dona Ana de Lima Ramos na mesma época ao invés de fazer esforço para celebrar as novenas no Caboclo, celebrasse lá mesmo. Na mesma época chegou Jubelino Albuquerque Cavalcanti, sugerindo então que São João Batista fosse padroeiro da localidade.
Em 1932, o povoado de São João passou a categoria de vila e logo depois a distrito de Petrolina, sendo comumente chamado de São João de Afrânio, em referência ao engenheiro da estrada de ferro, o Ministro da Viação e Obras Públicas, Afrânio de Melo Franco, pai do jurista Afonso Arinos de Melo Franco.
Pelo decreto Lei Estadual nº 235 de 9 de dezembro de 1932, o distrito de Afrânio adquiriu parte do território de cachoeira do Roberto também integrante do município de Petrolina. Finalmente, através da lei estadual nº 4.983 de 20 de dezembro de 1963, Afrânio foi elevado à categoria de município autônomo desmembrando - se de Petrolina elevando-se a cidade cuja instalação se deu em 31 de maio de 1964; sendo que na condição de primeiro prefeito "nomeado" cabia a Jose Cavalcanti Ramos (Zelice), que escolheu a data de instalação do município pela em 31 de maio, que era data do aniversário de sua mãe, Petronila Ramos Cavalcanti, que ele julgava uma pessoa relevante na vida comunitária do lugar.

Saúde

A rede de saúde se compõe de dois hospitais, 43 leitos, oito ambulatórios, e 28 agentes comunitários de Saúde Pública. A taxa de mortalidade infantil, segundo dados da DATASUS é de 73,68 para cada mil crianças; o valor indicado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o índice de mortalidade infantil em países com o nível de desenvolvimento do Brasil é de 10 mortes para cada grupo de mil nascidos vivos.
Dos 3.371 domicílios particulares permanentes, 1.108 (32,9%) são abastecidos pela rede geral de água, 728 (21,6%) são atendidos por poços ou fontes naturais e 1.535 (45,5%) por outras formas de abastecimento. A coleta de lixo urbano atende a 647 (19,2%) domicílios.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º30'54" sul e a uma longitude 41º00'18" oeste, estando a uma altitude de 522 metros. Sua população estimada em 2009 era de 17.445 habitantes.
Possui uma área de 1.488,6 km².
  • É a cidade mais distante da capital pernamucana.
O IDH-M é de 0,634.
Com eleitorado totalizando 13.107
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[6] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Bairros

  • Centro
  • Isabel Gomes
  • José Ramos
  • Antônio Avelar
  • COHAB
  • COHAB 2
  • Maria Auxiliadora
  • Roberto Luís
  • Orla do açude Paus Branco

Festas

  • Em Afrânio comemora-se o aniversário da cidade em 31 de maio, logo depois vem os festejos juninos(com grandes bandas, quadrilhas, atrações locais), o reveillon é no povoado do Caboclo (com grandes bandas e show pirotécnico), e ainda tem a festa do divino no distrito de Cachoeira do Roberto.

 

Esportes

  • O esporte do momento no município é o futsal, existem varias quadras espalhas na sede e no interior; O resultado disso é que a seleção Afraniense que disputa a copa Tv Grande Rio de Futsal, sagrou-se campeão da copa. Outro esporte do momento é o judô, e aos poucos esse esporte fica mais forte do município, e já têm algumas conquitas intermunicipais, e estaduais. Afrânio não têm um clube de futebol profissional, e nem está associado a Federação Pernambucana de Futebol, além disso a alguns anos já não ocorre mais o Campeonato Afrâniense de Futebol Amador e que era disputado no "acanhado" estádio municipal, o "Macêdão".

 

Cidades-irmãs


Referências

  1. a b Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. a b Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Your IP and Google Map location