ENIGMAS DO CORPO: Colesterol afeta 90% da população brasileira.


UMA VIAGEM VASCULAR - COLESTEROL - HDL - LDL - ATEROSCLEROSE.

 

Chegou a hora de falar sobre um assunto que afeta 90% da população brasileira.
O que toda essa gente tem em comum? Colesterol ruim acima do recomendável. Dá pra acreditar que 90% das pessoas têm valores inadequados do LDL? É muita gente.
Hoje é o dia nacional de combate ao colesterol e para entender esse assunto, o jornalista Heródoto Barbeiro foi o assistente do dia no Enigmas do Corpo!
O colesterol é naturalmente encontrado em nosso organismo e é fundamental para o funcionamento do corpo.
É o componente estrutural das membranas celulares e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração.
O nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão da gordura.
70% dele é produzido no fígado os 30% restantes vêm da alimentação.
Como é uma gordura, ele não se mistura com o sangue, por isso, para ser transportado ele se junta a uma lipoproteína que leva o colesterol por todo nosso organismo. Quero que você venha comigo.
Alipoproteína LDL, popularmente conhecida como “o mau colesterol” é responsável pelo depósito de gordura nas paredes das artérias correspondendo a 75% do total de colesterol em circulação.
Ele também leva o colesterol do fígado para os tecidos.
Já o HDL, conhecido como bom colesterol, vai limpando o colesterol ruim dos tecidos, vasos sanguíneos e principalmente das artérias.
O HDL faz o caminho inverso do LDL. Ele transporta o colesterol das células para o fígado eliminando-o pela bile e fezes.
Ou seja, se o nível estiver muito alto, cheio de gordura ruim, o bom funcionamento do organismo será afetado.
E isso acontece quando se tem uma dieta ruim, quando a pessoa abusa das gorduras saturadas, está obesa, é fumante, tem diabetes, circunferência abdominal acima do normal, ou histórico familiar.
Além de limpar o organismo, o bom colesterol exerce funções antioxidantes e antiinflamatórias. E foi descoberto recentemente que ele tem poder anticoagulante, o que ajuda a evitar a obstrução arterial.
Mas quando o colesterol ruim está muito alto, o HDL não consegue exercer sua função de vassoura no organismo, e aí é que mora perigo! Os níveis se elevam e aumentam as chances de problemas cardíacos.
Para evitar acidentes cardiovasculares é preciso ficar atento aos níveis de HDL e LDL no organismo.
Quando os níveis estão altos é preciso diminuir a ingestão de gorduras saturadas que são encontradas em: carnes gordurosas, derivados de leite, óleo de dendê, por exemplo.
Outras medidas as pessoas devem tomar para tentar diminuir os níveis de colesterol ruim são atividades físicas, parar de fumar e diminuir a ingestão de álcool.
Lembre-se: colesterol alto é uma doença assintomática, ou seja, não dá nenhum sinal de que a saúde das artérias não está boa.
Por isso é recomendável o check up anual após os 40 anos. Só assim é possível medir os níveis de colesterol e triglicérides.

Pulicado em 04/08/2011, R7 (Rede Record).

IDENTIFIQUE SINAIS DE ESTRESSE E EVITE QUE OS SINTOMAS SE INTENSIFIQUEM.

 

Conheça as quatro fases do estresse. No nível máximo, quando o corpo chega à exaustão, o organismo fica enfraquecido e a pessoa debilitada.

Hellen Sacconi Campinas, SP.           

             No começo o estresse é apenas um estado de alerta. O corpo dá os primeiros sinais de que algo mudou: os músculos ficam contraídos e aumenta a produção de adrenalina. A pessoa está pronta para o que der e vier, fica alerta para o que se passa ao seu redor. De acordo com a especialista em estresse, Marilda Lipp, essa é a fase positiva, que prepara a pessoa para lidar com qualquer eventualidade. Só que o efeito positivo do estresse deve durar, no máximo, 24 horas. A partir daí, é preciso cuidado para não entrar na fase de resistência. É quando mesmo depois de dormir uma noite inteira, ao acordar, a pessoa se sente cansada e a memória fica comprometida. “Esquecer de fazer uma ligação, esquecer onde colocou a chave. São esquecimentos bobos do dia a dia. É como se a vida tivesse pesando muito”, explica à especialista.


           
A evolução do estresse não tem um prazo definido, mas as duas últimas etapas são as mais perigosas. A terceira fase é chamada de quase exaustão. Entre os sintomas estão: irritabilidade, gastrite, oscilação da pressão arterial, alteração da glicemia, queda de cabelo, ansiedade e depressão. Até identificar que estava neste nível do estresse, qualquer barulho irritava a biomédica Loreta Pereira França. “Já fui parar duas vezes no pronto socorro com aumento de pressão repentina, de ter que ficar dois dias em repouso. É por isso que você precisa de ajuda”, relata Loreta. Ela toma remédios para controlar a ansiedade e sabe que sem o tratamento, poderia chegar ao último estágio. Segundo a especialista em estresse, a fase da exaustão pode levar até a morte. A pessoa pode ter um enfarte, um derrame cerebral ou um câncer. “Logicamente não é o estresse que causa essas doenças, mas o estresse enfraquece o organismo e debilita a pessoa de tal maneira que outras doenças, que já estiverem geneticamente programadas, começam a ocorrer”, alerta Marilda. Cada pessoa reage de uma maneira às fases do estresse. Por isso, antes de ficar doente, é importante colocar na rotina um tempo para a família, cuidados com o corpo e atividades que te façam sentir bem. “Na área emocional você deveria saber seu limite. Saber dizer não e manter atitude positiva frente à vida”, indica a especialista. No ateliê de artesanato, Paula que trabalha como advogada tem um compromisso semanal com a saúde da mente. “Eu sinto muita paz e tranquilidade. Minha cabeça parece que esvazia e eu fico completamente relaxada. Isso me ajuda muito”, conta Paula.
Verifique se você tem sintomas de estresse:
Assinale os itens que indiquem como se sente neste momento:

1. Ombros levantados
2. 2. Dor ou tensão nas costas
3. 3. Aperto de mandíbula
4. Tensão ou dor na nuca
5. 5. Hiperacidez estomal (azia)
6. 6. Irritabilidade excessiva
7. 7. Boca seca
8. Taquicardia, ou coração batendo rápido demais
9. Suor excessivo
10. Mãos ou pés frios
11. Respiração ofegante
12. Desorganizado, não sabendo onde colocou as coisas.

Verifique o significado de sua pontuação:

Se não assinalou nenhum:

Parabéns, seu corpo está em pleno funcionamento no que se refere ao stress.

Se assinalou de 1 a 3:

A vida pode estar um pouco estressante para você. Avalie o que está ocorrendo. Veja o que está exigindo tanto de sua resistência. Pode ser o mundo lá fora ou pode ser você mesmo. Fortaleça o seu organismo.

Se assinalou de 4 a 8:

Há sinais de que seu nível de stress está alto e algo está exigindo demais seu organismo. Pode estar chegando no seu limite. Considere uma mudança de estilo de vida e de hábitos. Analise em que seu próprio modo de ser pode estar contribuindo para a tensão que está sentindo.

Se assinalou mais do que 8:

Seu nível de stress parece estar altíssimo. Seria bom consultar um psicólogo especialista em stress para fazer um diagnóstico. Sem dúvida, você tem fontes de stress representadas pelo mundo ao seu redor (pode ser família, ocupação, sociedade, etc) e fontes internas ( seu modo de pensar, de sentir e de ser) com as quais precisa aprender a lida.

Fonte: Centro Psicologico de Controle do Estresse - PUC Campinas.
Marilda Lipp, psicóloga e especiliasta em estresse (JORNAL HOJE (REDE GLOBO) - Edição do dia 24/08/2011.


REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA DIMINUI USO DE REMÉDIOS POR IDOSOS (15/8/2011).

Aos 68 anos, o aposentado Antônio Oliveira precisava tomar 9 comprimidos por dia para tentar controlar a pressão. Desde que começou a fazer exercícios, passou a ter uma pressão de garoto com apenas três remédios. Antônio não foi o único: 56% dos hipertensos diabéticos e obesos inscritos no Programa Academia Carioca de Saúde, que funciona em 25 unidades municipais de saúde, conseguiram reduzir a dosagem e a quantidade de remédios. E 2% deixaram de precisar de remédios, segundo levantamento do programa, que completou dois anos.
"Os exercícios são meu novo remédio. Não falto à academia um dia. Cheguei aqui com a pressão 17 por 11. Sentia muita dor de cabeça e isso me deixava de mau humor. Sem dor, estou de bem com a vida e fiquei muito mais ativo", conta Antonio, que além de controlar a pressão fez vários amigos na academia do Complexo do Alemão.
O levantamento mostrou ainda que 72% dos alunos perderam peso, 97% conseguiram controlar a pressão e 86% dos diabéticos reduziram as taxas de glicemia. "Antes eu era o "terror do postinho de saúde". Tomava muito remédio, mas vivia indo lá com problemas de glicose e pressão alta. Agora, já nem preciso mais do remédio da pressão. O exercício tem feito uma diferença muito grande na minha vida. Antes da academia eu era toda entrevada, não conseguia abaixar", conta Laurência Maria dos Santos, 66.
Junia Cardoso [CREF 008676-G/RJ], responsável pelo Programa da Secretaria Municipal de Saúde, explica que o exercício faz com que o corpo produza substâncias que diminuem pressão e a glicose. "A consequência é a diminuição da necessidade de remédios. Mas é bom lembrar que só o médico pode diminuir as dosagens".

Sem doenças

O exercício físico é remédio também contra depressão, problema cardiovasculares e ajuda a prevenir alguns tipos de cânceres. Atento aos benefícios, o Ministério da Saúde lançou o programa Academia da Saúde, que visa estimular a criação de espaços para a prática de exercícios nos municípios.
"Em Recife, os pacientes inscritos em um programa de atividades física diminuíram em 50% o uso de anti-inflamatórios e antidepressivos. Além disso, a OMS relaciona a prática de 30 minutos de exercício diário com menor risco de câncer de colo e mama", diz o ministro da Saúde Alexandre Padilha.
No Rio, segundo a Secretaria de Saúde, serão abertas 15 academias cariocas, totalizando 40 até o fim do ano.

Confira a lista de unidades de saúde com academias no Rio de Janeiro:
Clínica da Família Maria Sebastiana de Oliveira (Ilha do Governador)
Clínica da Família Assis Valente (Ilha do Governador)
Clínica da Família Zilda Arns (Alemão)
Centro Municipal de Saúde Augusto Boal (Maré)
Policlínica José Paranhos Fontenelle (Penha)
CMS Padre Teresa de Calcutá (Ilha do Governador)
Policlínica Rodolpho Rocco (Del Castilho)
PS Flávio do Couto Vieira (Anchieta)
CMS Fazenda Botafogo (Fazenda Botafogo)
CMS Harvey Ribeiro (Recreio)
Clínica da Família Professor Maury Alves de Pinho (Barra da Tijuca)
Clínica da Família Olímpia Esteves (Realengo)
Policlínica Manoel Guilherme da Silveira (Bangu)
PS Athayde José da Fonseca (Catiri/Bangu)
PS Dr. Henrique Monat (Vila Kennedy)v PSF Dr. Silvio Barbosa (Santíssimo)
P.S. Manoel de Abreu / PACS Vila Verde (Santíssimo)
CMS Belizário Penna (Campo Grande)
P.S. Edgard Magalhães Gomes (Inhoaíba)
CAPS Profeta Gentileza (Inhoaíba)
CMS Mário Rodrigues Cid (Campo Grande)
Posto de Saúde Dr. Alvimar de Carvalho (Pedra de Guaratiba)
Clínica da Família Dr.Hans Jürgen Fernando Dohmann (Campo Grande)
Clínica da Família Alkindar Soares Pereira (Guaratiba)
CMS Aloysio Amâncio (Santa Cruz).

Fonte: www.saude.terra.com.br

ATLETISMO.


Corrida: umas das modalidades do atletismo.

Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. Geralmente é praticado em estádios, exceto a maratona, que é uma corrida de longa distância.

O atletismo nasceu na Grécia, onde foram criados os estádios para realização das corridas a pé. Foi na Grécia também que houve o primeiro registro de uma competição de atletismo, durante as Olimpíadas realizadas em 776 a.C.

A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo. A pista de corrida contém oito raias, com largura mínima de dez metros. A pista oficial de atletismo é composta de duas retas e duas curvas.

As modalidades oficiais de arremesso e lançamentos abrangem o arremesso de peso, e lançamentos de martelo, disco e dardo. Esses são realizados dentro de áreas limitadas. Os lançamentos dividem-se em três partes: lançamento do martelo, do disco e do dardo.

As provas de salto dividem-se em: provas de salto vertical e de salto horizontal. As provas de salto verticais implicam o salto em altura e o salto com vara. As provas de salto horizontal abrangem o salto em distância e o salto triplo.

O atletismo possui quarenta e duas modalidades atualmente, sendo vinte e oito olímpicas disputadas por homens e mulheres em campo, ao ar livre ou em espaço fechado. Além de estar presente em competições olímpicas, nos Jogos Pan-Americanos, são realizados também campeonatos mundiais, regionais e encontros de atletismo.


Por Thiago Ribeiro (http://mundoeducacao.uol.com.br/educacao-fisica/atletismo.htm)