Verdades e mitos sobre a musculação na corrida


Por David Homsi | 21/07/2011 - Atualizada às 15:30

A musculação vem sendo muito praticada com propósito de melhorar desempenho na corrida
Foto: Rodrigo Roveri/Stock.Xchng.
 
A musculação costumava ser uma atividade física cercada de mitos. Muitas pessoas acreditavam que ao investir no fortalecimento muscular, acabariam ganhando peso e uma aparência pouca delicada. Na verdade este conceito vem sendo combatido e comprovados na pratica, por especialistas e alunos. Hoje ninguém mais duvida que a musculação pode e deve ser considerada uma aliada de quem busca saúde para o corpo, mente e desempenho esportivo.

Com o propósito de melhorar seu desempenho na corrida, a musculação vem sendo muito praticada. Cuidado deve se tomado para que não haja over trainning (excesso de treino) e com isso ao invés de melhorar rendimento, ele irá diminuir.


  • A musculação, ao contrario do que muita gente diz, acelera o metabolismo no processo de perda de peso


  • A prática não engorda, mas sim, aumenta massa muscular e diminui o percentual de gordura do corpo


  • Um músculo fortalecido resulta em uma melhor postura, principalmente na coluna. Com isso a biomecânica da corrida será melhor, diminuindo assim o stress muscular


  • Adolescentes podem e devem fazer musculação, ela não irá afetar o crescimento desde que seja realizada com critérios e acompanhamento de um profissional qualificado

    Um cuidado para quem pratica a corrida é NÃO exagerar nos treinos da musculação, para que o corredor não se sinta “travado e duro”, dificultando a biomecânica da corrida. Isso pode deixar a cintura escapular dura sem movimentos, causando assim maior desgaste e diminuindo o rendimento na prova.

  • CONHEÇA CABOCLO (MUNICÍPIO DE AFRÂNIO-PE).

    Conheça o Caboclo, um lugar que inspira paz e tranquilidade.
    Um recanto histórico encravado no sertão pernambucano.
    Seja bem vindo à memória de nossa cultura, das nossas raízes, de nossa gente.
    Vilarejo sertanejo que reúne história e turismo 
    Caboclo, em pleno Sertão do São Francisco, parece cenário de filme.
    Uma viagem no tempo. Ruas sem asfalto, um casario construído no século XVII, árvores centenárias, lagoas com águas medicinais e muitas lendas e causos contados pelos mais antigos moradores. É neste cenário, onde a história e turismo se confundem, que está mergulhado Caboclo, povoado no município de Afrânio, a 829 km do Recife.
    Caboclo parece ter parado no espaço.  As poucas ruas dão ao lugarejo um ar de sítio histórico muito bem preservado.  As pequenas casas, construídas em adobe (tijolos queimados), de fachadas coloridas dão ainda mais um ar histórico ao lugar.
    Texto adaptado: Giro CulturalAna Verônica Peixoto.


    Histórico
    Caboclo, pertence ao município de Afrânio-PE, está localizado na microrregião do sertão do São Francisco, extremo oeste do Estado, próximo a Serra dos Dois Irmãos com 580 metros de altitude, distante 9 Km de Afrânio e 129 Km de Petrolina-PE.
    A origem do nome Caboclo está ligada aos índios ‘‘CABOCLOS BRAVOS’’ que lá viviam, cujos resquícios até hoje existem nas muralhas de pedras nas lagoas.
    A antiga fazenda CABOCLO, que pertencia aos domínios da Casa da Torre de Garcia D’ávila, passa em 1730 a pertencer ao Capitão Valério Rodrigues Coelho, que a entrega ao seu filho Valério Rodrigues Coelho Filho, casado com Antonia Silva Vieira.
    Inácio Rodrigues Coelho, construiu em 1817 a capela em honra ao Bom Jesus do Bonfim.
    O pernambucano de Recife, Antônio Luiz de Albuquerque Cavalcanti e Melo, chega a região e casa-se com Miquelina Rodrigues de Santana. Pais de José Francisco de Albuquerque Cavalcanti, ‘‘Pai Chico’’, o 5º Prefeito de Petrolina e avós do 2º, o Major Agostinho Albuquerque Cavalcanti.
    Caboclo tem uma grande importância histórica, pois foi um dos primeiros núcleos de povoamento da região. No final de séc. XVII, fazia parte da ‘‘Travessia Velha’’, os tropeiros que vinham das províncias do Piauí e Ceará, em demanda à passagem do Juazeiro/BA. Segundo o historiador Sebastião Galvão, em virtude da lei provincial nº 601, de 13 de maio de 1864, Caboclo foi sede de Comarca.
    Com a construção da estrada de ferro – PT (Petrolina – Teresina).em 1926, foi deslocada 9Km de Caboclo, na fazenda Inveja, hoje Afrânio. Daí o povoado parou no tempo, conservando as características originais.
    Depois de um longo período sem muita preocupação em preservar e divulgar o lugar, em 1995, a Comissão de Revitalização, iniciou um trabalho de resgate pela preservação e sobrevivência do lugar, dando um forte enfoque turístico.
    Caboclo agora conta com uma pousada, destinada a acolher seus visitantes, de forma simples, mas com conforto. O seu acesso por estrada nova asfaltada, a partir de Afrânio ou Dormentes-PE.
    Nos finais de semana, feriados longos e na sua festa do padroeiro (23 a 31 de dezembro), o fluxo de descendentes e visitantes é considerável, sem, contudo, quebrar os climas de tranqüilidade, amizade e descontração existentes.
    Não por acaso, em 2001, serviu de locação para o filme Memorial de Maria Moura.
    Entre os atrativos do lugar estão o casario do século 17, revitalizado, o Cruzeiro, a Igreja do Senhor do Bonfim e a culinária voltada para o doce de leite e a "peta", feitas à base de polvilho de mandioca (tapioca). A tranqüilidade e o comportamento acolhedor da população impressionam o visitante, principalmente os artistas que chegam a trabalho. Bastou uma semana para a atriz Maitê Proença sair encantada. "Todo mundo aqui é carismático, e a paisagem é um cenário vivo", disse a atriz, protagonista do Memorial.
    Passear na Caatinga e pisar nos pedregulhos característicos do vilarejo pode trazer surpresas, como as lagoas de águas magnesianas que garantem cura para diversos tipos de doenças. Nos fins de semanas, grupos de turistas realizam encontros à sombra de um frondoso tamarindo secular. A religiosidade é uma das características marcantes do Caboclo, que vive entre a fé católica e as crendices populares. Faz parte da rotina da população as tradicionais rezadeiras, típicas do Sertão.
    .:.


    Caboclo em Notícias
    Na Edição Especial do Livro "Pernambuco Imagens e Histórias", do cineasta e fotógrafo Marcos Carvalho, mais uma vez Caboclo é inserido no contexto histórico e cultural do estado. O povoado também foi cenário de um curta-metragem produzido pelo idealizador do livro.



    site: www.caboclo.org.br